top of page

O Homem do Universo

Lá vai o homem do universo. Flutuando à deriva no espaço. O homem do universo observa o destino.

Ele reconhece a casa onde nasceu. Avista os amigos brincando na infância. Lembra da estrada que comeu o sangue do tombo.

O sorriso da menina da pré-escola. O frio na barriga antes do sinal bater. O cheiro do vento na volta pra casa.

A lembrança da mãe cruza as estrelas como um cometa cintilante. O homem do universo não pode chorar. As lagrimas congelam no espaço. A dor do homem do universo é avistada pelos girassóis doentes.

A chance que perdeu a batalha para o medo. O perdão que nunca foi pedido. A escolha certa no momento errado. O alforje cheio de sonhos embrulhados que nunca foram entregues.

O homem do universo lembra do espelho. Percebe que nunca teve a coragem de se ver de verdade. Regozijou ao lembrar da vida que nunca viveu. A sorte de não viver a própria vida é o não precisar ter o trabalho de enviar o cartão de natal para ninguém. O homem do universo se arrepende por ter olhando o espelho com os olhos fechados.

O coração não pulsa. O tempo agora é só espaço. A lembrança é uma colagem embrulhada nos planetas. O homem do universo estica os braços. Não foi dessa vez, nunca vai ser.

O homem do universo não pode trancar a respiração para ficar inconsciente. Não há pulmões para a ruptura. A saliva começa a borbulhar na boca do homem do universo. A paz é a dor que não me deixa esquecer?

O homem do universo dá as costas para a Terra. Ele não pode chorar, não pode perdoar ou pedir perdão. Não pode devolver o abraço ao querido amigo que se foi. Um desejo de bom dia nunca mais será dito ao homem do universo. Ele será eterno agora, o corpo não vai decompor no espaço.

As crianças brincam com as armas de plástico. Os adultos cortam o ar para fazer calçadas. Os cães lambem os seus verdugos. As abelhas são derrotadas pelas vespas. A borboleta perece na melhor forma da vida. Os rifles comem o marfim. Eles olham para o céu e dizem:

O homem do universo é que é feliz”. “Lá vai o homem do universo Lá vai o homem do universo O homem do universo vai me perdoar Quero ser o homem do universo


Destaque
bottom of page